Image Alt

Destinos

Cachoeira do Areial

Ao compartilhar algo novo sempre ficamos apreensivos. E essa preocupação tem nome: depredação.

Trazer algo novo ou uma nova descoberta é sempre um sinônimo de dever cumprido, porém, nem sempre é assim tão fácil. Muitas vezes fica o peso na consciência se estamos fazendo o correto em deixar as pessoas conhecer esse lugares. Costumamos seguir um pensamento. Sim, todos tem esse direito. O único direito que ninguém tem é causar depredação.

Seguindo essa linha de pensamento neste post compartilhamos a Cachoeira do Areial. Poucas pessoas estiveram nesse local e esse é um dos fatores do lugar se manter preservado e intocado.

A cachoeira do Areial está dentro do parque Estadual do Itacolomi em Ouro Preto, Minas Gerais. O local é uma área de preservação ambiental e pouco abaixo da sua localização encontra-se o sistema de captação de água da cidade de Mariana.

A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.

Sim, é o que de fato dizem. A paisagem na região é deslumbrante e o cenário rochoso próximo a cachoeira é espetacular.

Um dos fatos que tornam essa cachoeira ainda mais especial é o nível de dificuldade de acesso. Para encontrá-la sem recursos como GPS, rotas e etc é um dos motivos que para nós do Blog a torna ainda mais especial.

A realidade ao chegar está impensavelmente acima das expectativas. No local não tem visitantes, não tem barulho de caixas de som e nenhuma interferência de ruídos que não sejam apenas os gerados pelas quedas e corredeiras da água.

O conjunto fala por si. Banco de areia, piscina de profundidade média propicia para  um banho super tranquilo e piscina de borda infinita.

Adquirir Rota
Dicas

Sol a Pino - A partir das 10h e quase todo o período da tarde.

Clima - Visite no verão ou na primavera. Em Minas gerais o período ideal para visitar as cachoeiras é de Setembro até o final de Maio.

Transporte - Você pode chegar até a entrada da trilha para a cachoeira com qualquer veículo auto motor, bicicleta ou até mesmo a pé, essa última opção é para os corajosos.

Hospedagem - Mariana é uma cidade histórica e turística. Há várias opções de acomodações e campings na região.

Alimentação - Não há nenhuma estrutura de alimentação local. Portanto, é de suma importância você planejar esse passeio. Leve comida, água e etc.

Sanitários - Modo ``Matoilette`` ativado. Matoilette vai ser a única opção se você precisar. Não deixe de levar o seu material de higiene pessoal e não o descarte nas trilhas (por favor).

Atenção –

Observações Importantes

Não é cobrada nenhuma taxa de acesso ao local (04/2024)

  • Não há portarias e nenhum tipo de controle de acesso ao local. Não tem nenhum tipo de serviço ou estrutura no local como por exemplo venda de água ou de alimentos. Planeje a sua viagem;
  • O local é extremamente remoto. Não há nenhum tipo de suporte na região;
  • Por se tratar da parte baixa de um vale, o local oferece grandes riscos. Fique atento as condições do tempo e não seja pego de surpresa;
  • Não é possível chegar até o local de carro;
  • Tem poucas áreas para estacionar no local;
  • A estrada de acesso onde passa carro é estreita e tem bastante vegetação nas laterais da estrada;
  • Poucas áreas de manobra para carro;
  • Em um ponto da estrada tem um atoleiro. Se o seu veículo não for 4×4 não arisque. Seu veículo pode ficar atolado. Experiência própria;
  • Não existe identificação de onde é o local e as placas que foram instaladas já estão em péssimo estado de conservação e algumas delas foram aparentemente depredadas.
Pode ou não?

As  questões como Camping, fazer churrasco, caixa de som e etc, não há nada especificado se pode ou não. Porém por se tratar de uma propriedade particular é possível que a resposta mais evidente seja que não pode.

O local é de contemplação com a natureza. No local haverá pessoas que estão apenas para aproveitar a paz e o sossego. No dia em que visitamos haviam pessoas fazendo churrasco. Não achamos essa atitude legal por várias questões entre elas por respeito alheio pois o local ficou tomado de fumaça além da poluição sonora. Além de causar perturbação alheia acender fogueiras em meio a vegetação oferece grandes riscos.

Como chegar

A senha do mapa completo é a mesma do arquivo PDF. Para ter acesso a ela é necessário seguir o procedimento do botão Adquirir Rota.

como chegar

O ponto de referência é a Cachoeira da Serrinha. Utilizando a Cachoeira da Serrinha como referencia é mais facil de encontrar o local.

No mapa acima (Ver o Mapa Completo) onde é possível movimentar e dar zoom é a rota completa que inicia na rodovia 356 e segue até a cachoeira.

Detalhando o trajeto: (para quem adquiriu o arquivo PDF e acesso a rota completa)
  • – Inicie o trajeto pela imagem número 1, referência Motel Flowers;
  • – Siga a trilha de cor azul. Quando chegar no cruzamento conforme a imagem 2, entre a direita;
  • – Imagem 3 representa o local onde tem o atoleiro próximo. Apenas veículos 4×4 passam no local;
  • – Siga pela linha de cor Azul ciano. Ao Chegar no ponto que tem o localizador verde claro, atravesse para a direita e siga conforme representa a linha laranja.
  • – Após seguir até o final da linha laranja e onde está o identificador de cor cinza, continue conforme a linha verde (imagem 5).
  • – Ao Chegar no fim da linha verde você já estará no leito do córrego. Siga no sentido de subida das corredeiras e em poucos metros você já estará na Cachoeira do Areial (Imagem 6).
  • – A linha vermelha é a rota alternativa para o retorno (recomendamos voltar pela trilha laranja).

Se você tiver adquirido a trilha, a opção da trilha com o mapa completo é mais simples de identificar a trilha.

Rota Disponível

Você ainda não está na Cachoeira do Areial

Chegue à Cachoeira do Areial com segurança! Adquira a rota completa em PDF clicando em “Adquirir Rota”. Preencha o formulário, copie a senha que será disponibilizada e acesse o arquivo no post. Salve a senha para consultas futuras. Aventure-se com tranquilidade!.

Adquirir Rota
informações gerais

Cidade: Mariana -MG

Estradas e Rodovias: MG-129(356)

Tipo de estrada: Asfalto e estrada de chão

Cidades próximas: Ouro Preto, Ouro Branco e Itabirito

Aeroportos próximos:  Confins (CNF)

 

Informações Importantes:

Data da Visita: Abril de 2024

Como Chegar: Utilize o Waze ou Google Maps.

ALERTA

Fique atento ao período de chuvas. Cuidado com trombas d’água;

Viagens e passeios planejados são mais seguros

⚠️ Não jogue lixo no chão ⚠️

♻️ Adote a prática de coletar um pouco de lixo. ♻️ Não lhe causará mal algum. 😉

O que você faz com o seu lixo diz muito sobre você. 🙏🏼 Antes do eu, o todo! 🙏🏼

Postar comentário

Compartilhando bons momentos e as melhores dicas dos lugares que você deseja conhecer.

Siga-nos