Entre um dos maiores compromissos do nosso blog é trazer aos nossos leitores conteúdo de qualidade e sempre que possível trazer novidades e descobertas. Nessa publicação compartilharemos a nossa experiência com essa nova descoberta.
Tudo aconteceu no dia em que planejamos fazer a trilha para conhecer o Poço do Tonhão e a Cachoeira dos Goianás. A nossa expectativa era imensa até porque os dois lugares mencionados são considerados de difícil acesso dentro do Parque Nacional da Serra do Gandarela.
As trilhas de acesso apesar de não serem muito extensas são de uma dificuldade mais elevada principalmente para que faz pela parte de cima que é pela Estra do Mingu, Rio Acima.
A volta da trilha na grande maioria é de subida e tem muita pedra solta.
A maior expectativa era da dificuldade de achar sem erros a trilha que leva até a Cachoeiras dos Goianás. Até mesmo o aplicativo Wikiloc não oferece muitas informações sobre como chegar. Outra dificuldade encontrada é a falta de sinalização. A única sinalização que tem é a placa do Poço do Tonhão. A partir desse ponto é na base da orientação raiz.
Voltando a falar sobre a Cachoeira do Guardião… Com um poço bem profundo e de águas de cor esmeralda, o lugar tem um bom espaço para banho. Pouco atrás da queda é possível ver que tem uma espécie de concha que foi cavada pela atividade erosiva da água. O canhão de água é forte e oferece riscos. Se você for visitar o lugar e o volume de água estiver muito alto provável que não seja nem possível entrar no poço.
Na parte de cima da cachoeira, antes da queda tem uma piscina gigante que também é ótima para banho.
O lugar é 100% preservado, sem nenhum indício da presença humana.