Cachoeira do Fundão
Tudo pronto… vamos.
O destino agora é uma cachoeira que até então não é muito conhecida o que não a deixa menos especial. Após passar o dia dentro do Parque Nacional da Serra da Canastra o pequeno vilarejo de São João Batista da Canastra no alto da serra é uma ótima opção para os roteiros e viajantes que gostam de acampar ou até mesmo para aqueles que preferem pernoitar em uma pousada. Esse pequeno vilarejo tem uma infraestrutura básica de serviços como mercearia, lanchonete e pousada. O local é muito simples e até nostálgico.
Se fossemos reduzir a descrição sobre o vilarejo, poderíamos dizer que seria como uma base de apoio. Sim, digo isso pois existem muitos pontos turísticos na região que em muitos casos um planejamento de viagem mostra o vilarejo como um ponto intermediário de apoio. As cidades vizinhas não são tão próximas e as estradas de acesso não apresentam as melhores condições de tráfego.
Acima adentrei ao assunto do vilarejo pois é muito próximo a ele que a Cachoeira do Jota se encontra.
UMA DUCHA É UMA BOA PEDIDA PARA DESCARREGAR AS MÁS ENERGIAS
O povoado de São João Batista fica a aproximadamente 50 quilômetros de São Roque de Minas. A dica que eu deixo sobre a cachoeira é que vale a pena reservar um horário na agenda para conhece-la. A piscina natural é super rasa com muita areia no fundo e com uma excelente visibilidade.
- Dica: para pegar o sol apino ou o famoso sol do meio dia, a melhor hora do dia para pegar a piscina totalmente com sol é justamente a partir das 10h até as 14h
Sobre a trilha da cachoeira parte baixa, ela é extremamente curta no máximo 5 minutos. Caso você esteja acomodado no vilarejo você pode fazer o percurso a pé o que dá aproximadamente 1km de distância no máximo.
- Dica: Você pode conhecer a Cachoeira do Jota bem cedo e na sequência ir conhecer por exemplo a Cachoeira do Fundão. A portaria de acesso ao parque abre as 8h então em um longo dia de verão você pode fazer um roteiro com mais cachoeiras.
como chegar
O acesso a cachoeira do Fundão é feito apenas pelas portarias de acesso de controle do Parque Nacional da Serra da Canastra.
As estradas são todas de chão batida e na época de pouca chuva as estradas ficam extremamente cheia de pó principalmente a subida da serra para portaria de acesso 01 que é na cidade de São Roque de Minas.
Há uma etapa do percurso que é a mais critica. Existe até uma identificação no mapa com o nome de “Subida do Fundão”. Esse é o ponto que interfere a passagem de veículos que não sejam 4×4.
Saindo de São Roque de Minas até a portaria 01 do parque são aproximadamente 7,5kms.
Atenção –
- O horário de funcionamento do parque é das 08h Às 18h. Vale lembrar que esse horário é referente a entrada e saída obrigatória do parque. O horário limite de entrada no parque é as 16h. Entrando neste último horário você terá que sair obrigatoriamente até as 18h em qualquer uma das demais portarias.
- Não é cobrada nenhuma taxa de acesso ao parque (09/2023).
- Não pode acampar no parque.
- Não é permitido realizar filmagens aéreas (utilizar drones).
Fique atento a questão dos horários do parque pois esse é um fator de extrema importância na sua viagem principalmente se o seu roteiro foi planejado a ser feito de modo independente.
Por se tratar da área de um parque nacional as portarias realizam um protocolo de controle de acesso. Serão requisitados dados como o seu nome (condutor do veículo) placa do carro, qual é o seu destino e será feita uma conferência no veiculo afim de encontrar a existência de bebidas alcoólicas ou qualquer outro item que não seja permitido.
Observações Importantes –
- No vilarejo de São João Batista da Canastra não há postos de combustíveis. Fique atento a essa questão e deixe tudo planejado. Os postos de combustíveis mais próximos ficam em são Roque de Minas, Sacramento, Delfinópolis ou Vargem Bonita.
- Não tem Terminais ou caixa eletrônicos. Caso Você for realizar algum passeio que necessite de dinheiro em espécie é bom atentar-se a esse detalhe.
Não bastasse a imponência da Cachoeira do Fundão e toda a sua composição paisagística, nos trechos que permeiam o seu leito abaixo da sua localização é possível avistar ao lado da trilha principal a beleza dos poços com água cristalina e de cor esmeralda. Um prato cheio para quem é apaixonado por desbravar lugares novos.
Não deixei de fora do roteiro. Tratei de me adiantar a caminhar mais rápido na trilha e dar um chego mais próximo as corredeiras para conferir. Conforme as quatro primeiras imagens postadas nessa seção é possível observar que nos trechos da trilha tem poços e até mesmo outra cachoeira de menor porte. Caso você esteja com tempo extra para o retorno recomendo conhecer esses lugares.
Há ainda os registros dos entornos da propriedade que foi desapropriada e integrada a área do Parque Nacional da Canastra. Hoje o local serve apenas de base para o estacionamento para os veículos e como área de descanso dos turistas. Esse local é a última etapa do percurso da rota que chega até a Fundão. A partir desse ponto é permitida a entrada somente a pé.
As serras, as montanhas e o por do sol tornam esse roteiro ainda mais especial. Por aqui tudo é inexplicável e deslumbrante. Com nosso equipamento conseguimos buscar na parte de cima da Cachoeira do Fundão as demais quedas que ao que parece é outro “Paraíso Escondido”.
Dicas
Transporte
- Esse é um critério a ser definido individualmente. O método de chegar até a fundão pode ser de veículo comum, 4x4, motocicleta, bicicleta ou a pé. Quando estive na Serra da Canastra (09/2023) fiz todos os passeios com um Gol-G4 1.0.
Não é necessariamente obrigado a ter um veiculo 4x4 isso porque as rotas de acesso são de estrada de chão e em grande maioria são transitáveis. Logicamente que existem atrativos da região que ficam em locais que se faz necessário ter esse tipo de veiculo como é o caso de roteiro. Acima nas dicas está descrito um trecho chamado de ``Subida do Fundão``. Esse é o principal ponto critico dessa rota. No demais todo o percurso é tranquilo.
Hospedagem
- Nas cidades do entorno do parque como São Roque de Minas, Vargem Bonita, o vilarejo de São João Batista da Canastra você encontra opções de hospedagem.
Na viagem que fiz para a Canastra e para visitar a Cachoeira do Fundão, optei por ficar acampado no único camping com estrutura do vilarejo de São João Batista da Canastra. Porém se você tiver motorhome fique atento ao fato de que não deixam estacionar ou parar em qualquer lugar do vilarejo.
Alimentação
- No vilarejo da Serra da Canastra que é o ponto mais próximo a Cachoeira do Fundão há opções de lanchonete e mercearia. Ao sair para o passeio você pode comprar alguma coisa antes de se dirigir até a portaria do parque. A lanchonete abre só na parte da noite restando apenas a opção da mercearia. Se você estiver em pousada provavelmente você já terá o café da manhã garantido.
No passeio para a Fundão leve água alimentos suficientes para a ida e volta.
Detalhando a representação do mapa.
A representação é com base em uma rota feita partindo do vilarejo de São João Batista da Canastra
- Da portaria 02 do Parque Nacional da Serra da Canastra até a placa Trevo da Cachoeira Fundão X São Roque é uma distância aproximada de 6,8kms.
- Agora já aparecendo na representação do mapa aparece a linha azul. Esse percurso tem aproximadamente 5,8kms.
- O marcador Roxo é o local onde há uma placa informando que esse é o ponto limite para veículos comuns chegarem.
- A linha amarela tem aproximadamente 850m e fica entre primeira parada e o segundo local. Esse segundo local é onde tem o marcador “limite máximo para veículos comuns”. Esse trecho pode ser feito a pé ou de veículo.
- Na sequência, após o marcador vermelho tem a linha vermelha que corresponde ao trecho que é possível fazer apenas a pé, de veículos 4×4, ciclistas ou por motocicletas. Lembrando que dentro do parque não é permitida a circulação de veículos não empláveis, ou seja, motos de trilha sem placa não passam pelo local. Esse é pior trecho da rota com aproximadamente 340m. O impeditivo de veículos comuns não conseguir fazer o trajeto até o estacionamento final é devido a esse local que tem uma subida montanhosa com muita pedra e ingrime.
- A linha roxa corresponde ao trecho que chega até o estacionamento da propriedade onde tem o último estacionamento.Esse trecho tem aproximadamente 2,9 kms.
- A linha preta representa o trecho mais dificultoso para quem está a pé ou de bicicleta. Esse trecho para quem está indo para a Fundão é descida e para quem está voltando uma subida com uns 1,13 kms.
- O marcador amarelo representa o estacionamento. Essa é a última etapa do percurso para todos que estejam de carro, bicicleta ou motocicletas. A partir desse ponto é permitido fazer a trilha apenas a pé.
- A linha rosa representa a trilha que chega até a cachoeira. A trilha tem uma extensão de 1,5 km. Uma parte da trilha é feita sobre as pedras. É recomendado ter bastante cuidado pois existem partes onde passa bem próximos a desfiladeiros e locais onde é necessário subir até mesmo uma escada. Mas não se preocupe. Não é algo assim assustadoramente perigoso. É apenas necessário ter atenção e cautela.
Informações Gerais
Cidade: São Roque de Minas -MG
Estradas e Rodovias: MG-464 (Sacramento-Delfinópolis) e MG-341 (Piumhi – Sacramento)
Tipo de estrada: Chão
Cidades próximas: Delfinópolis, São João Batista do Glória, Piumhi e Capitólio
Distância, tempo e pedágios: Belo Horizonte – São Roque de Minas 318 kms via MG-050 aproximadamente 4h 31 min de viagem de carro. Há pedágios no caminho.
Aeroportos próximos: Viracopos (VCP), Confins (CNF), Ribeirão Preto (RAO), Uberlândia (UDI) e Araxa (AAX)
📝 Informações Importantes:
Data da Visita: Setembro de 2023
Como Chegar: Utilize o Waze ou Google Maps. Coloque a localização: Cachoeira do Fundão
⚠️ ALERTA ⚠️
🔸 Fique atento ao período de chuvas para não ser surpreendido por uma tromba d’água;
🔸 Tem pontos da estrada que são extremamente perigosos. Fique atento;
🔸 Visite o local apenas se tiver certeza e se for responsável pelos os seus atos;
🔸 Não exagere. Conheça os seus limites físicos. Na dúvida não vá. Não escale pedras,penhascos e locais que você terá dificuldade em retornar;
🔸 Ao realizar o trajeto sobre pedras ou córregos, fique atento pois as mesmas são escorregadias;
🔸 Nunca pule diretamente em locais como poços de água ou piscinas naturais, ou entre embaixo de quedas de água de cachoeiras que você não tenha um prévio conhecimento. Os danos podem ser fatais ou irreversíveis.
🔸 Fique atento também ao habitat local. Se você estiver adentrando em uma área natural poderá encontrar animais peçonhentos.
🔸 Se possível, utilize sempre calçado fechado;
————————————————————————
⚠️ Não jogue lixo no chão ⚠️
♻️ Adote a prática de coletar um pouco de lixo. ♻️
Não lhe causará mal algum. 😉
O que você faz com o seu lixo diz muito sobre você.
🙏🏼 Antes do eu, o todo! 🙏🏼