A vida selvagem na Serra da Canastra
Criado em 1972, o Parque Nacional da Serra da Canastra tem uma área de preservação com mais de 71 mil hectares. Dentro desse espaço de preservação ambiental existe um bioma imensurável com uma fauna e flora extremamente abundante e ao mesmo tempo extremamente sensível pela presença humana.
Por essa região rotineiramente moradores locais, guias e turistas acabam se deparando a frente de várias espécies de animais que vivem na região. Segundo os moradores, avistar um veado campeiro ou um lobo guará é quase que exclusividade. Como de praxe, além de todos os encantos da região tivemos o prazer de avistar um veado campeiro as margens da estrada (MG-341) que dá acesso a Cachoeira Casca D’Anta Parte Alta
Os campos rupestres são predominantes no alto do parque da canastra. Ainda dentro dessa vegetação é fácil avistar as regiões de manchas de cerrado e matas ciliares. É dentro desse bioma complexo que aflora a vida animal. Apesar de a vegetação parecer morta ela abriga muita vida. Ainda que aconteçam incêndios esporádicos nessa região, tudo volta a brotar e florir e aproveitando essa ocasião da brotação da vegetação que foi queimada o veado campeiro aparece para se alimentar da vegetação que agora possui brotação novas.
POR AQUI O FOGO PASSA E FAZ A VIDA RESSURGIR DAS CINZAsS
Acima foi citado o encontro de um animal selvagem dificilmente de se avistar. Porém, a fauna é abundante. Nos caminhos da imensa planície do topo do parque da Serra da Canastra é possível avistar os gaviões carcará, coruja buraqueira, perdizes, tucanos e muitas outras aves. Por aqui, se você é um aspirante e amante da natureza recomendo sempre estar com equipamentos de fotografia e filmagem de prontidão. Os encontros podem ser inesperados e extremamente momentâneos.
Vale lembra que os animais estão em seu habitat natural e jamais devemos intervir de qualquer modo como por exemplo se aproximar, oferecer comida ou até mesmo tentar tocá-los.
Os animais também estão entre as atrações da Serra da Canastra, especialmente na área do Parque Nacional. A fauna típica da região reúne várias espécies ameaçadas de extinção, como o tamanduá-bandeira, o lobo-guará e o veado-campeiro, sendo que, alguns destes podem ser vistos com relativa facilidade.
Outros bichos também ameaçados que, havendo um pouco de sorte, os turistas podem ver, são a lontra, o macaco sauá e as três maiores e mais fascinantes raridades: o tatu-canastra, o pato-mergulhão e a onça parda.
Na parte superior do Parque da Canastra onde há a composição de várias fito fisionomias do bioma Cerrado com o predomínio de vários tipos de campos há uma enorme existência de aves de rapina o que inclui algumas espécies praticamente extintas ou na lista de extinção como por exemplo o urubu-rei.
Por se tratar de uma região onde as bordas do parque formam grandes paredões de pedras o local é propicio a encontrar essa espécie.
Muitos fotográfos procuram a região para fazer registros fotográficos por hobby ou até mesmo biólogos com o objetivo de catalogar a existência do Urubu-rei na região. O parque da Serra da Canastra oferece uma gama muito diversificada de entretenimento. Há aqueles visitantes que procuram as cachoeiras por exemplo e existe também a modalidade de turista que busca a interação mais direta com o bioma local.
como chegar
O acesso ao Parque é apenas pelas portarias de acesso de controle do Parque Nacional da Serra da Canastra.
As estradas são todas de chão batida e na época de pouca chuva as estradas ficam extremamente cheia de pó, principalmente a subida da serra para portaria de acesso 01 que é na cidade de São Roque de Minas.
Saindo de São Roque de Minas até a portaria 01 do parque são aproximadamente 7,5kms.
Atenção –
- O horário de funcionamento do parque é das 08h Às 18h. Vale lembrar que esse horário é referente a entrada e saída obrigatória do parque. O horário limite de entrada no parque é as 16h. Entrando neste último horário você terá que sair obrigatoriamente até as 18h em qualquer uma das demais portarias.
- Não é cobrada nenhuma taxa de acesso ao parque (09/2023).
- Não pode acampar no parque.
- Não é permitido realizar filmagens aéreas (utilizar drones).
Fique atento a questão dos horários do parque pois esse é um fator de extrema importância na sua viagem principalmente se o seu roteiro foi planejado a ser feito de modo independente.
Por se tratar da área de um parque nacional as portarias realizam um protocolo de controle de acesso. Serão requisitados dados como o seu nome (condutor do veículo) placa do carro, qual é o seu destino e será feita uma conferência no veiculo afim de encontrar a existência de bebidas alcoólicas ou qualquer outro item que não seja permitido.
Dicas
Transporte
- Em um contexto geral o transporte fica a critério de cada pessoa. Quando estive na Serra da Canastra (09/2023) fiz todos os passeios com um Gol-G4 1.0.
Não é necessariamente obrigado a ter um veiculo 4x4 isso porque as rotas de acesso são de estrada de chão e em grande maioria são transitáveis. Logicamente que existem atrativos da região que ficam em locais que se faz necessário ter esse tipo de veiculo. Caso você queira existem os passeios com veículos 4x4 que levam a esses mesmos locais.
Hospedagem - Nas cidades do entorno do parque como São Roque de Minas, Vargem Bonita, o vilarejo de São João Batista da Canastra você encontra opções de hospedagem. Para quem gosta de acampar, a região é ideal. Aqui deixo uma dica importantissíma e valiosa: para quem gosta de acampar e economizar tem alguns complexos de cachoeiras na região que tem camping, cobram apenas um valor por pessoa para o camping e não cobram a taxa de entrada no complexo de cachoeira no dia seguinte.
Alimentação
- essa é uma categoria um pouco complicada. Digo isso porque cada pessoa possui uma preferência quanto a esse assunto. Por exemplo: em nossas viagens sempre optamos por pular o horário do almoço. Como assim? Ficamos sem almoçar? Logicamente não. Com o tempo aprendemos que fazer uma pausa para o almoço gera um delay no nosso dia e quebra o nosso ritmo. Pensando nisso, adaptamos. Levamos lanches, frutas, água e biscoitos para passar o dia. A noite então sempre escolhemos um local para fazer uma janta digna para compensar o almoço. Porém, como disse, esse é um critério individual.
Se você estiver no Parque que fica bem longe da cidade você muito provável que não vai querer rodar umas dezenas de quilômetros apenas para almoçar, além de não faze nenhum sentido vai de certa forma atrapalhar o seu passeio. Portanto, dentro do parque a questão de alimentação deve ser planejada.
Observações Importantes –
- No vilarejo de São João Batista da Canastra não há postos de combustíveis. Fique atento a essa questão e deixe tudo planejado. Os postos de combustíveis mais próximos ficam em são Roque de Minas, Sacramento, Delfinópolis ou Vargem Bonita.
- Não tem Terminais ou caixa eletrônicos. Caso Você for realizar algum passeio que necessite de dinheiro em espécie é bom atentar-se a esse detalhe.
Detalhando a representação do mapa.
A representação é com base em 3 rotas alternativas.
- A linha azul é a rota feita por São Roque de Minas. Essa rota é considerada a principal forma de chegar até o Parque Nacional da Canastra. Esse caminho leva você até a portaria 01 do parque.
- A linha roxa é refente ao acesso pela portaria 02. Essa rota é pelo vilarejo de São João Batista da Canastra.
- A linha amarela é a rota feita por Sacramento. A portaria de acesso ao parque é a 03.
Informações Gerais
Cidade: São Roque de Minas -MG
Estradas e Rodovias: MG-464 (Sacramento-Delfinópolis) e MG-341 (Piumhi – Sacramento)
Tipo de estrada: Chão
Cidades próximas: Delfinópolis, São João Batista do Glória, Piumhi e Capitólio
Distância, tempo e pedágios: Belo Horizonte – São Roque de Minas 318 kms via MG-050 aproximadamente 4h 31 min de viagem de carro. Há pedágios no caminho.
Aeroportos próximos: Viracopos (VCP), Confins (CNF), Ribeirão Preto (RAO), Uberlândia (UDI) e Araxa (AAX)
📝 Informações Importantes:
Data da Visita: Setembro de 2023
Como Chegar: Utilize o Waze ou Google Maps. Coloque a localização: São Roque de Minas.
⚠️ ALERTA ⚠️
🔸 Fique atento ao período de chuvas para não ser surpreendido por uma tromba d’água;
🔸 Tem pontos da estrada que são extremamente perigosos. Fique atento;
🔸 Visite o local apenas se tiver certeza e se for responsável pelos os seus atos;
🔸 Não exagere. Conheça os seus limites físicos. Na dúvida não vá. Não escale pedras,penhascos e locais que você terá dificuldade em retornar;
🔸 Ao realizar o trajeto sobre pedras ou córregos, fique atento pois as mesmas são escorregadias;
🔸 Nunca pule diretamente em locais como poços de água ou piscinas naturais, ou entre embaixo de quedas de água de cachoeiras que você não tenha um prévio conhecimento. Os danos podem ser fatais ou irreversíveis.
🔸 Fique atento também ao habitat local. Se você estiver adentrando em uma área natural poderá encontrar animais peçonhentos.
🔸 Se possível, utilize sempre calçado fechado;
————————————————————————
⚠️ Não jogue lixo no chão ⚠️
♻️ Adote a prática de coletar um pouco de lixo. ♻️
Não lhe causará mal algum. 😉
O que você faz com o seu lixo diz muito sobre você.
🙏🏼 Antes do eu, o todo! 🙏🏼