Image Alt

Blog

Cachoeira do Alemão

S e você é um explorador em busca de destinos pouco conhecidos e verdadeiramente autênticos, a Cachoeira do Alemão, localizada no distrito de Acuruí, em Itabirito, é a próxima parada perfeita para sua viagem. Esta cachoeira encantadora está situada bem proxima às margens do Parque Nacional da Serra do Gandarela, uma área de preservação ambiental que protege um dos ecossistemas mais ricos e diversos de Minas Gerais.

O Parque Nacional da Serra do Gandarela é renomado por suas paisagens deslumbrantes, biodiversidade rica e recursos hídricos preciosos. Dentro desse cenário magnífico, a Cachoeira do Alemão permanece como um segredo bem guardado, ainda pouco conhecida pelos turistas, oferecendo uma experiência de tranquilidade e exclusividade.

O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado em 13 de outubro de 2014 e constitui-se importante área de conservação ambiental no coração do Quadrilátero Ferrífero e na porção sul da Cadeia do Espinhaço, a 40 km de Belo Horizonte/MG e a sua criação está ligada diretamente a preservação e conservação dos recursos hidricos com interesses voltados ao abastecimento hídrico de Belo Horizonte.

A Cachoeira do Alemão impressiona com suas águas cristalinas que descem em uma sequência de quedas d’água, formando uma gigantesca piscina natural perfeita para um banho refrescante. Rodeada por uma vegetação exuberante, a cachoeira proporciona um ambiente sereno e pacífico, ideal para quem busca relaxar e se conectar com a natureza.

O que se mantêm longe da mão humana se mantêm preservado.

O caminho até a Cachoeira do Alemão é uma aventura.

  • Dica 1:  a nossa visita foi no mês de maio. Nessa época é Outono e o clima em Minas Gerais ainda é ameno. As águas das cachoeiras já estão começando a ficar mais geladas. Inclusive, a água da cachoeira da mata já estava bem gelada em um dia de sol sem nuvens. Nessa época o sol bate nos poços das cachoeiras na parte da tarde por volta das 13:30h até 16h. Então se você não é muito chegado ou não tem muita afinidade com o frio recomendamos agendar a sua visita para a época de verão.
  • Dica 2: feriados, finais de semana ou data comemorativa o local pode ficar mais lotado ainda que o local seja de dificil acesso. 
  • Dica 3: a piscina natural da Cachoeira do Alemão é gigantesca e proximo a queda da água é bem profundo. As pedras no entorno da cachoeira também são bastante escorregadias.
  • Dica 4: Leve repelente ou fique sempre dentro da água. Dependendo da época e do horário que você estiver na cachoeira é quase impossível ficar fora da água de tanto borrachudo que há no local.
Adquirir Rota

É cobrada taxa de R$ 10,00 por pessoas para acessar a cachoeira (05/2024)

Observações importantes – 

  • Antes de chegar no Camping onde paga a taxa de R$ 10,00 por pessoa tem uma porteira que fica trancada e após a porteira tem uma corrente. Para acessar o local você terá que procurar o caseiro responsável (Juscelino) pelo camping.
  • O local oferece risco de acidentes e não há nenhum tipo de suporte médicos nas proximidades.
  • Por se tratar de vale pode acontecer trombas da água. Fique atento.
  • A trilha para a cachoeira tem apenas uma marcação em uma pedra que fica após camping. Tem um ponto que na ida para a cachoeira é uma descida um pouco ingrime mas é bem tranquila.
  • não há estrutura de acessibilidade para PMR (pessoas com mobilidade reduzida) na cachoeira da parte de baixo.
O que pode?

O local é bem preservado, ainda. Porém, já é perceptível a presença de algumas pedras e pontos onde foram construídas churrasqueiras improvisadas no local.

Por que fazer churrasco se você pode levar algum outro tipo de alimento? Contando ainda que essa prática coloca o local em risco.

Não há regras especificas  quanto a churrasco, bebidas e etc.

Porém é sempre bom utilizar o bom senso e não ultrapassar limites e não perturbar o sossego alheio.

A piscina natural da cachoeira é bem profundo e tem uma forte correnteza. Tome cuidado.

Dicas

Transporte - Nem todo tipo de veículo pode chegar até o estacionamento da portaria da cachoeira. A estrada é bem ruim e sem nenhuma sinalização

Hospedagem - Na propriedade que dá acesso a cachoeira tem a opção de camping. Nas cidades próximas como Rio Acima, Itabirito e Ouro Preto existem opções de hospedagem. Planeje a sua estadia com antecedência. Na região apesar da haver muitas pousadas será bem difícil conseguir vagas sem entrar em contato ou sem ter feito reserva.

Alimentação - Aos finais de semana tem disponível algumas bebidas na propriedade que administra o acesso de visitantes. Durante a semana indicamos levar a sua comida ou o seu lanche.

Sanitários - Não avistamos nenhum sanitário nas dependências da cachoeira da Chica. Se você for fazer a trilha da parte baixa da cachoeira não deixe de levar o seu material de higiene pessoal e não o descarte nas trilhas (por favor).

Adquirir Rota
Como chegar

Os principais pontos de referência para encontrar a Cachoeira do Alemão é o Acuruí e a Cachoeira Chicadona. Porém indicamos pesquisar o local previamente.

Os aplicativos de navegação levam sem nenhum erro até o local. Recomendamos utilizar essa opção. Mais prática.

A senha do mapa completo é a mesma do arquivo PDF. Para ter acesso a ela é necessário seguir o procedimento do botão Adquirir Rota.

No botão abaixo (Acessar Mapa Completo) onde é possível movimentar e dar zoom, compartilhamos a rota detalhada partindo do Camping Tangará.

Imagem 1: Siga a trilha roxa, no mapa procure por Camping Tangará.

Imagem 2: Siga a trilha roxa até chegar ao outro camping conforme a imagem.

Imagem 3: A trilha verde é feita a pé. Na bifurcação entre a Direita.

Imagem 4: parte final da trilha até chegar a cachoeira.

A trilha pode ser feita de duas maneiras e ambas são pagas justamente por passar em propriedades particulares. Disponibilizamos apenas uma delas que é a mais conhecida.

Rota Disponível

Você ainda não está na Cachoeira do Alemão

Chegue à Cachoeira do Alemão com segurança! Adquira a rota completa em PDF clicando em “Adquirir Rota”. Após o pagamento volte neste post e clique em “Acessar Arquivo PDF”. Digite o seu email e você receberá a senha para acessar o arquivo. Se desejar, ver a rota com mais detalhes, clique no botão “Acessar Mapa Completo”.  Aventure-se com tranquilidade!

Adquirir Rota
Outras informações sobre o local

Seja você um trilheiro experiente que ama traçar o próprio caminho ou um aventureiro iniciante buscando explorar novos horizontes no seu tempo, mas ainda com algumas dúvidas sobre o destino…

Manda um alô nos comentários ou entre em contato direto! Aqui no Rota Marcada, adoramos trocar ideias e ajudar a transformar sua próxima aventura em uma experiência incrível. 🚀🌿

Informações Gerais

Cidade: Rio Acima – MG

Estradas e Rodovias: MG-356 e ITA-320

Tipo de estrada: Asfalto. Estrada de chão após a portaria da miradora Ferro Puro no trevo Acurui/Chicadona

Cidades próximas: Ouro Preto, Rio Acima e Belo Horizonte

Aeroportos próximos:  Confins (CNF)

 

📝 Informações Importantes:

Data da Visita: Maio de 2024

Como Chegar: Utilize o Waze ou Google Maps. 

⚠️ ALERTA ⚠️

🔸 Fique atento ao período de chuvas. Cuidado com trombas d’água;

🔸 Viagens e passeios planejados são mais seguros

⚠️ Não jogue lixo no chão ⚠️

♻️ Adote a prática de coletar um pouco de lixo. ♻️ Não lhe causará mal algum. 😉

O que você faz com o seu lixo diz muito sobre você. 🙏🏼 Antes do eu, o todo! 🙏🏼

Postar comentário

Compartilhando bons momentos e as melhores dicas dos lugares que você deseja conhecer.

Siga-nos