Cachoeira do Alemão
O que se mantêm longe da mão humana se mantêm preservado.
O caminho até a Cachoeira do Alemão é uma aventura.
- Dica 1: a nossa visita foi no mês de maio. Nessa época é Outono e o clima em Minas Gerais ainda é ameno. As águas das cachoeiras já estão começando a ficar mais geladas. Inclusive, a água da cachoeira da mata já estava bem gelada em um dia de sol sem nuvens. Nessa época o sol bate nos poços das cachoeiras na parte da tarde por volta das 13:30h até 16h. Então se você não é muito chegado ou não tem muita afinidade com o frio recomendamos agendar a sua visita para a época de verão.
- Dica 2: feriados, finais de semana ou data comemorativa o local pode ficar mais lotado ainda que o local seja de dificil acesso.
- Dica 3: a piscina natural da Cachoeira do Alemão é gigantesca e proximo a queda da água é bem profundo. As pedras no entorno da cachoeira também são bastante escorregadias.
- Dica 4: Leve repelente ou fique sempre dentro da água. Dependendo da época e do horário que você estiver na cachoeira é quase impossível ficar fora da água de tanto borrachudo que há no local.
Como Chegar
Os principais pontos de referência para encontrar a Cachoeira do Alemão é o Acuruí e a Cachoeira Chicadona. Porém indicamos pesquisar o local previamente.
Os aplicativos de navegação levam sem nenhum erro até o local. Recomendamos utilizar essa opção. Mais prática.
Observações importantes –
- Antes de chegar no Camping onde paga a taxa de R$ 10,00 por pessoa tem uma porteira que fica trancada e após a porteira tem uma corrente. Para acessar o local você terá que procurar o caseiro responsável (Juscelino) pelo camping.
- O local oferece risco de acidentes e não há nenhum tipo de suporte médicos nas proximidades.
- Por se tratar de vale pode acontecer trombas da água. Fique atento.
- A trilha para a cachoeira tem apenas uma marcação em uma pedra que fica após camping. Tem um ponto que na ida para a cachoeira é uma descida um pouco ingrime mas é bem tranquila.
- não há estrutura de acessibilidade para PMR (pessoas com mobilidade reduzida) na cachoeira da parte de baixo.
O que pode?
O local é bem preservado, ainda. Porém, já é perceptível a presença de algumas pedras e pontos onde foram construídas churrasqueiras improvisadas no local.
Por que fazer churrasco se você pode levar algum outro tipo de alimento? Contando ainda que essa prática coloca o local em risco.
Não há regras especificas quanto a churrasco, bebidas e etc.
Porém é sempre bom utilizar o bom senso e não ultrapassar limites e não perturbar o sossego alheio.
A piscina natural da cachoeira é bem profundo e tem uma forte correnteza. Tome cuidado.
Dicas
Transporte - Nem todo tipo de veículo pode chegar até o estacionamento da portaria da cachoeira. A estrada é bem ruim e sem nenhuma sinalização
Hospedagem - Na propriedade que dá acesso a cachoeira tem a opção de camping. Nas cidades próximas como Rio Acima, Itabirito e Ouro Preto existem opções de hospedagem. Planeje a sua estadia com antecedência. Na região apesar da haver muitas pousadas será bem difícil conseguir vagas sem entrar em contato ou sem ter feito reserva.
Alimentação - Aos finais de semana tem disponível algumas bebidas na propriedade que administra o acesso de visitantes. Durante a semana indicamos levar a sua comida ou o seu lanche.
Sanitários - Não avistamos nenhum sanitário nas dependências da cachoeira da Chica. Se você for fazer a trilha da parte baixa da cachoeira não deixe de levar o seu material de higiene pessoal e não o descarte nas trilhas (por favor).
Representação de como chegar na Cachoeira do Alemão
A representação é partindo da Cachoeira Chicadona. Aqui no blog tem o post explicando detalhadamente como chegar nela.
1 Linha Azul Ponto A: inicia o percurso na cachoeira Chicadona e sobe um pouco a serra.
2 Linha Azul ponto B: Vire a esquerda na estrada Tangará.
3 Linha Azul Ponto C: Você chegará até próximo ao camping Tangará.
A partir desse ponto tem continuidade do trajeto para chegar a cachoeira do Alemão. Pode ser feita de duas maneiras e ambas são pagas justamente por passar em propriedades particulares.
Essas duas rotas estão disponíveis mais abaixo na opção “Rota Disponível”
Outras Informações sobre o local –
Se você já tem por hábito realizar algum tipo de trilha e gosta de fazer o seu próprio roteiro sem pressa e do seu jeito e tem interesse em conhecer mas ainda tem outras dúvidas, entre em contato por mensagem abaixo no comentários.
Rota para Download
Quer chegar com mais segurança e sem erros na Cachoeira do Alemão? O blog Rota Marcada oferece duas rotas completas de como chegar no local. Temos também uma rota alternativa que não está demarcada na representação disponibilizada. Ao clicar na opção de Adquirir Rota você será direcionado ao documento e será necessário digitar a senha de acesso. A rota completa é paga. Entre em contato pelo nosso instagram para realizar o pagamento e receber a senha.
Adquirir Rota
Informações Gerais
Cidade: Itabirito -MG
Estradas e Rodovias: MG-356 e ITA-320
Tipo de estrada: Asfalto. Estrada de chão após a portaria da miradora Ferro Puro no trevo Acurui/Chicadona
Cidades próximas: Ouro Preto, Rio Acima e Belo Horizonte
Aeroportos próximos: Confins (CNF)
📝 Informações Importantes:
Data da Visita: Maio de 2024
Como Chegar: Utilize o Waze ou Google Maps.
⚠️ ALERTA ⚠️
🔸 Fique atento ao período de chuvas. Cuidado com trombas d’água;
🔸 Viagens e passeios planejados são mais seguros
⚠️ Não jogue lixo no chão ⚠️
♻️ Adote a prática de coletar um pouco de lixo. ♻️ Não lhe causará mal algum. 😉
O que você faz com o seu lixo diz muito sobre você. 🙏🏼 Antes do eu, o todo! 🙏🏼