Cachoeira do Alemão
O que se mantêm longe da mão humana se mantêm preservado.
O caminho até a Cachoeira do Alemão é uma aventura.
- Dica 1: a nossa visita foi no mês de maio. Nessa época é Outono e o clima em Minas Gerais ainda é ameno. As águas das cachoeiras já estão começando a ficar mais geladas. Inclusive, a água da cachoeira da mata já estava bem gelada em um dia de sol sem nuvens. Nessa época o sol bate nos poços das cachoeiras na parte da tarde por volta das 13:30h até 16h. Então se você não é muito chegado ou não tem muita afinidade com o frio recomendamos agendar a sua visita para a época de verão.
- Dica 2: feriados, finais de semana ou data comemorativa o local pode ficar mais lotado ainda que o local seja de dificil acesso.
- Dica 3: a piscina natural da Cachoeira do Alemão é gigantesca e proximo a queda da água é bem profundo. As pedras no entorno da cachoeira também são bastante escorregadias.
- Dica 4: Leve repelente ou fique sempre dentro da água. Dependendo da época e do horário que você estiver na cachoeira é quase impossível ficar fora da água de tanto borrachudo que há no local.
Observações importantes –
- Antes de chegar no Camping onde paga a taxa de R$ 10,00 por pessoa tem uma porteira que fica trancada e após a porteira tem uma corrente. Para acessar o local você terá que procurar o caseiro responsável (Juscelino) pelo camping.
- O local oferece risco de acidentes e não há nenhum tipo de suporte médicos nas proximidades.
- Por se tratar de vale pode acontecer trombas da água. Fique atento.
- A trilha para a cachoeira tem apenas uma marcação em uma pedra que fica após camping. Tem um ponto que na ida para a cachoeira é uma descida um pouco ingrime mas é bem tranquila.
- não há estrutura de acessibilidade para PMR (pessoas com mobilidade reduzida) na cachoeira da parte de baixo.
O que pode?
O local é bem preservado, ainda. Porém, já é perceptível a presença de algumas pedras e pontos onde foram construídas churrasqueiras improvisadas no local.
Por que fazer churrasco se você pode levar algum outro tipo de alimento? Contando ainda que essa prática coloca o local em risco.
Não há regras especificas quanto a churrasco, bebidas e etc.
Porém é sempre bom utilizar o bom senso e não ultrapassar limites e não perturbar o sossego alheio.
A piscina natural da cachoeira é bem profundo e tem uma forte correnteza. Tome cuidado.
Dicas
Transporte - Nem todo tipo de veículo pode chegar até o estacionamento da portaria da cachoeira. A estrada é bem ruim e sem nenhuma sinalização
Hospedagem - Na propriedade que dá acesso a cachoeira tem a opção de camping. Nas cidades próximas como Rio Acima, Itabirito e Ouro Preto existem opções de hospedagem. Planeje a sua estadia com antecedência. Na região apesar da haver muitas pousadas será bem difícil conseguir vagas sem entrar em contato ou sem ter feito reserva.
Alimentação - Aos finais de semana tem disponível algumas bebidas na propriedade que administra o acesso de visitantes. Durante a semana indicamos levar a sua comida ou o seu lanche.
Sanitários - Não avistamos nenhum sanitário nas dependências da cachoeira da Chica. Se você for fazer a trilha da parte baixa da cachoeira não deixe de levar o seu material de higiene pessoal e não o descarte nas trilhas (por favor).
Como chegar
Os principais pontos de referência para encontrar a Cachoeira do Alemão é o Acuruí e a Cachoeira Chicadona. Porém indicamos pesquisar o local previamente.
Os aplicativos de navegação levam sem nenhum erro até o local. Recomendamos utilizar essa opção. Mais prática.
A senha do mapa completo é a mesma do arquivo PDF. Para ter acesso a ela é necessário seguir o procedimento do botão Adquirir Rota.
No botão abaixo (Acessar Mapa Completo) onde é possível movimentar e dar zoom, compartilhamos a rota detalhada partindo do Camping Tangará.
Imagem 1: Siga a trilha roxa, no mapa procure por Camping Tangará.
Imagem 2: Siga a trilha roxa até chegar ao outro camping conforme a imagem.
Imagem 3: A trilha verde é feita a pé. Na bifurcação entre a Direita.
Imagem 4: parte final da trilha até chegar a cachoeira.
A trilha pode ser feita de duas maneiras e ambas são pagas justamente por passar em propriedades particulares. Disponibilizamos apenas uma delas que é a mais conhecida.
Rota Disponível
Você ainda não está na Cachoeira do Alemão
Chegue à Cachoeira do Alemão com segurança! Adquira a rota completa em PDF clicando em “Adquirir Rota”. Após o pagamento volte neste post e clique em “Acessar Arquivo PDF”. Digite o seu email e você receberá a senha para acessar o arquivo. Se desejar, ver a rota com mais detalhes, clique no botão “Acessar Mapa Completo”. Aventure-se com tranquilidade!
Outras informações sobre o local
Seja você um trilheiro experiente que ama traçar o próprio caminho ou um aventureiro iniciante buscando explorar novos horizontes no seu tempo, mas ainda com algumas dúvidas sobre o destino…
Manda um alô nos comentários ou entre em contato direto! Aqui no Rota Marcada, adoramos trocar ideias e ajudar a transformar sua próxima aventura em uma experiência incrível. 🚀🌿
Informações Gerais
Cidade: Rio Acima – MG
Estradas e Rodovias: MG-356 e ITA-320
Tipo de estrada: Asfalto. Estrada de chão após a portaria da miradora Ferro Puro no trevo Acurui/Chicadona
Cidades próximas: Ouro Preto, Rio Acima e Belo Horizonte
Aeroportos próximos: Confins (CNF)
📝 Informações Importantes:
Data da Visita: Maio de 2024
Como Chegar: Utilize o Waze ou Google Maps.
⚠️ ALERTA ⚠️
🔸 Fique atento ao período de chuvas. Cuidado com trombas d’água;
🔸 Viagens e passeios planejados são mais seguros
⚠️ Não jogue lixo no chão ⚠️
♻️ Adote a prática de coletar um pouco de lixo. ♻️ Não lhe causará mal algum. 😉
O que você faz com o seu lixo diz muito sobre você. 🙏🏼 Antes do eu, o todo! 🙏🏼