Image Alt

Blog

Cachoeira da Jangada

A Cachoiera da Jangada tem uma beleza cênica imponente e um ar de misteriosa. O que muitos visitantes não sabem é que a cachoeira é vulnerável a uma ação predatória do homem na região, a mineração. Acima da cachoeira em um de seus canais de afluentes há uma barragem de rejeitos de minério da mineradora vale.

Mas, qual o propósito de adentrar nesse tema de barragem tendo em vista que o tema do blog é Rotas turisticas?

O motivo de adentrar nesse contexto é o propósito de enfatizar a vulnerabilidade dos ecossistemas naturais por onde passam essas empresas. Em uma escala crescente de desastres naturais causadas principalmente e interligada a atividade extrativista está a vulnerabilidade da Cachoeira da Jangada.

O histórico não é dos melhores e barragens de rejeito de minério não são seguras. Os fatos comprovam esses argumentos.

No passado a Cachoeira da Jangada era de livre acesso e hoje não o é mais. Os “donos do mundo” tentam bloquear a todo custo o acesso. Talvez ainda não o fizeram de modo mais enfático por quem sabe levar em consideração o peso dos desastres ambientais causados em Mariana e no Córrego do Feijão.

A nossa visita a cachoeira proporcionou momentos especiais e de muito encantamento, porém, a situação descrita causa revolta. Revolta por saber que o interesse no crescimento econônico e o dinheiro está acima de qualquer regulamentação ou de qualquer tipo de lei que proteja o meio ambiente.

Ainda assim não deixe de visitar a Cachoeira. Ela é especial.

 

Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza.

A Cachoeira da Jangada é imponente. Sua queda da água e a sua piscina natural já seriam motivos mais do que suficientes para você conhece-la.Recomendamos chegar bem cedo até porque você vai querer passar bastante tempo no local.

Próximo a Jangada tem outras cachoeiras que já compartilhamos aqui no blog. Quem sabe você aproveita para conhecer as outras atrações do local.

  • Dica 1:  a nossa visita foi no mês de Abril. Nessa época ainda tem um clima bem quente aqui em Minas. Ainda dá pra aproveitar bastante os dias quentes.
  • Dica 2: Como de praxe feriados, finais de semana ou em datas comemorativas diversas o local fica extremamente super lotado justamente pelo fato da Cachoeira da Jangada ser  considerado de fácil acesso. 
  • Dica 3: a piscina natural da Cachoeira tem um tipo de “platô” uma base plana grande em volta, lugar ideal para sentar e tomar sol. Porém, fique alerta. Para atravessar esse platô é bem escorregadio.

Como Chegar

Os principais pontos de referência para encontrar a Cachoiera da Jangada é a cidade de Brumadinho e o Jardim Botânico Inhotim. Porém, sempre indicamos pesquisar o local previamente.

Os aplicativos de navegação levam sem nenhum erro até o local onde tem o estacionamento a beira da estrada. Recomendamos utilizar essa opção. Mais prática.

Não é cobrada taxa para acessar a cachoeira (04/2024)

Observações importantes –

  • O local é propriedade particular.
  • Não tem portaria no local e não há controle de acesso. A estrada antiga que tinha acesso a cachoeira foi fechada com portão, cadeado e corrente.
  • Não tem área própria para estacionar. Fica ao lado da estrada mesmo.
  • O local oferece risco de acidentes e não há nenhum tipo de suporte médicos nas proximidades.
  • Por se tratar de um vale e montanhas nos entornos o local oferece grandes riscos principalmente a questão de tromba da água.
  • A trilha que leva até a parte da piscina natural da cachoeira é extremamente escorregadia.
  • Não há estrutura de acessibilidade para PMR (pessoas com mobilidade reduzida) na cachoeira da parte de baixo.
  • Acima da cachoeira tem uma barragem de rejeitos de minério da Mineradora vale.
O que pode?

Churrasco? Não tem nada que fale sobre o assunto. Apesar de não haver regra sobre o assunto o fazem e deixam resíduos no local e muitos mas muito lixo no local.

Bebidas? Não tem regra sobre, porém, bebida e cachoeira normalmente as experiências nunca são das melhores.

Caixas de som? Não.

Camping? Não

Animais de estimação? Não há nenhuma regra que trate do assunto. Porém se você for levar o seu pet utilize o bom senso: utilize guia e/ou focinheira caso o animal for menos sociável.

Dicas

Transporte - Qualquer veículo chega facilmente até o estacionamento da Cachoeira da Jangada.

Hospedagem - Muitas opções disponíveis nas proximidades. No distrito de Casa Branca tem muitas pousadas e campings

Alimentação - Sem nenhum tipo de estrutura para alimentação no local.

Sanitários - Não temsanitário nas dependências da Cachoeira da Jangada. Se você for fazer a trilha da parte baixa da cachoeira não deixe de levar o seu material de higiene pessoal e não o descarte nas trilhas (por favor).

Representação de como chegar na Cachoeira da Jangada

A representação é partindo do distrito Casa Branca.

No mapa disponibilizado é possível movimentar e dar zoom. Dessa forma você pode conferir detalhadamente como chegar no local.

Após deixar o seu carro ou veículo ao lado da estrada (não tem área própria de estacionamento), você vai entrar a esquerda. Não tem placa indicando o local do inicio da trilha. No mapa que disponibilizamos acima ao clicar no localizador de cor verde aparece uma imagem da entrada.

A trilha a pé tem uns 2,67km. Na ida para a cachoiera é uma descida bem forte e na volta a subida pesa um pouco. Porem, nada preocupante. A trilha é bem tranquila.

Outras Informações sobre o local –

Se você já tem por hábito realizar algum tipo de trilha e gosta de fazer o seu próprio roteiro sem pressa e do seu jeito e tem interesse em conhecer mas ainda tem outras dúvidas, entre em contato por mensagem abaixo no comentários.

Informações Gerais

Cidade: Distrito Casa Branca, Brumadinho -MG

Estradas e Rodovias: BR-040, LMG-825 ou MG-442

Tipo de estrada: Asfalto.

Cidades próximas: Belo Horizonte, Itabirito e Moeda

Aeroportos próximos:  Confins (CNF)

 

📝 Informações Importantes:

Data da Visita: Maio de 2024

Como Chegar: Utilize o Waze ou Google Maps. 

⚠️ ALERTA ⚠️

🔸 Fique atento ao período de chuvas. Cuidado com trombas d’água;

🔸 Viagens e passeios planejados são mais seguros

⚠️ Não jogue lixo no chão ⚠️

♻️ Adote a prática de coletar um pouco de lixo. ♻️ Não lhe causará mal algum. 😉

O que você faz com o seu lixo diz muito sobre você. 🙏🏼 Antes do eu, o todo! 🙏🏼

Postar comentário

Compartilhando bons momentos e as melhores dicas dos lugares que você deseja conhecer.

Siga-nos
WordPress Lightbox