Trilha Cachoeira Tombador, gavião e andorinhas
Nessa publicação o Blog Rota Marcada compartilha a experiência na trilha que dá acesso direto a três cachoeiras mais conhecidas da região da Serra do Cipó.
A gente sabe que o parque tem dezenas e dezenas de cachoeiras a serem desbravadas, porém, esse desbravamento e espirito aventureiro requer um pouco mais de preparo físico além de maior nível de experiências com trilhas.
Essa trilha foi a primeira que realizamos no começo da nossa jornada com viagens. O começo é sempre um desafio e a grande parte do que se faz é sem muito planejamento, sem preocupações, sem “nortes”, etc e etc.
A partir de 2017 já havíamos iniciado a nossa jornada de viagens. Apenas em 2018 visitamos a Serra do Cipó.
No mês de abril de 2018 conhecemos essa trilha fantástica. Apesar de haver poucos registros fotográficos da trilha é possível observar com muita facilidade a imponência do vale que leva até a Cachoeira do Tombador que é a última da trilha. Logicamente que o vale acima da cachoeira do tombador tem muitos outros locais como por exemplo a Cachoeira de Deus, o Vale do Travessão, além de tantas outras opções de destinos.
Iniciamos a trilha por volta das 9h manhã e seguimos com afoito para chegar nas cachoeiras. Deixamos o nosso carro estacionado na portaria do Retiro na rua do Engenho. Levamos o básico, Água, lanche e protetor solar.
A primeira cachoeira que encontramos foi a do Gavião. O poço da cachoeira no dia estava com a água extremamente limpa e transparente e o poço tinha uma boa profundidade para banho além é lógico da beleza da cachoeira.
VIVER OU APENAS EXISTIR. O QUE VOCÊ ESCOLHE?
Na sequencia após sair da Cachoeira do Gavião, seguimos a trilha pela margem esquerda do córrego. É uma caminhada considerável até a Cachoeira do Tombador. Porém, todo empenho e esforço é recompensado ao chegar na tombador. O lugar é incrivelmente especial e de uma beleza muito particular.
Após algumas horas na Cachoeira do Tombador voltamos para a trilha. Nessa etapa retornamos para ir para a Cachoeira das Andorinhas que fica quase na metade do percurso para quem está voltando da Tombador. A trilha das Andorinhas fica do lado direito do córrego(sentido subindo o vale).
No geral a trilha é bem tranquila de fazer, porém, indicamos reservar o dia inteiro apenas para esse roteiro. Acreditamos que chegar muito cedo para iniciar a trilhar não é recomendado pois pode haver controle de acesso na portaria. Se você chegar antes do horário da abertura da portaria e conseguir entrar vai ser um tanto de sorte, mas, não que seja impossível.
A distância da trilha é de 10km até a Cachoeira do Tombador. Somando ida e volta até a Tombador, somando mais aproximadamente 1km de ida e volta da andorinhas, chega perto dos 22km de trilha.
Vale cada passo nessa trilha. O lugar tem uma beleza paisagística surpreendente além de contar que você estará em contato direto com a natureza, conhecendo o bioma, a fauna e flora da região.
Ao visitar o local, respeite as regras. Se elas existem é para a sua segurança.
A região da Serra do Cipó é um local onde já aconteceram vários incidentes devido a ações de imprudência e desrespeitos as regras.
Fique atento principalmente as condições do tempo. Formação de nuvens e tempestades é um alerta para o risco da ocorrência de trombas da água.
Respeite a natureza e evite correr riscos.