Trilha Cachoeira do Sol
Quem nunca? Nunca classificou ou determinou que uma certa trilha foi especial, impactante ou acima das expectativas? Apesar da trilha da cachoeira do sol ter muitas opiniões distintas, acredito que há um consenso quando se fala a respeito de sua beleza. logicamente para comprovar o que se escreve ou o que se lê é visitando para ter a sua própria experiência e o seu ponto de vista. Ao longo de todos essas anos de roteiros, trilhas e experiências deixamos o nosso parecer: a trilha é espetacular.
Iniciamos a trilha pela cachoeira do mingu e subimos a serra. Já nos primeiros momentos apareciam lindos cenários ao fundo mostrando a região da cidade de Rio Acima e Itabirito. Pouco antes da famosa floresta dos pinheiros há um trecho onde tem as sempre exuberantes plantas conhecidas como sempre viva. Passando a área das sempre vivas que são uma das plantas que representam a existência do bioma do cerrado chegamos a floresta de eucaliptos que também é bem pitoresca e diferente. Logo mais a frente tem a floresta dos pinheiros, floresta essa que compartilharemos informações aqui no blog.
A DIFERENÇA NÃO ESTÁ NA INTENÇÃO E SIM NA AÇÃO.
Após passar pela floresta do pinheiros que é um local onde é possível fazer lindos registros fotográficos seguimos a trilha até chegar a base do morro do careca que também é um ponto turístico na região de Rio Acima. A experiência de subir no morro do careca deixa a trilha ainda mais especial. Apesar de a subida ser um tanto íngreme vale super a pena a experiência. Já que está no local e tem tempo disponível por que não conhecer a vista que tem lá do alto?
Após a subida e descida do moro do careca seguimos em frente descendo a trilha do outro lado do morro. A descida é um pouco puxada por haver muitas pedras soltas e a trilha ser bem irregular mas nada que não tenha sido insuperável. Nossa orientação é fazer a trilha de calçado fechado e de preferência se possível utilizando calçados específicos para trekking. Chegamos a cachoeira do sol e ficamos por lá por algumas horas. Nossa visita foi em dia de semana e acredite não havia nenhum visitante no local.
Nosso retorno foi diferente da trilha feita na ida para a cachoeira do sol. Dessa vez retornamos pelo lado direito da trilha ou a trilha que passa próximo a entrada da cachoeira do café, passa na casa de pedra, na cachoeira do Rodrigo e por fim novamente na cachoeira do Mingu que foi o inicio da nossa trilha na parte da manhã. Iniciamos a trilha por volta de 9h e as 10:05h estávamos no morro do careca. As 11h chegamos na cachoeira do sol. Por volta das 13:40h iniciamos a trilha de retorno. A trilha que fizemos na volta é ainda mais bonita. Aproveitamos para conhecer a casa de pedra e passamos na sequencia na cachoeira do Rodrigo que é maravilhosamente linda.
O dia rendeu uma bela trilha e ainda nos permitiu conhecer também a cachoeira do chassi, cachoeira da esmeralda e o poço verde. Ao todo foram aproximadamente 18 quilômetros. No fim do dia acampamos no sitio Barbatimão.