s

Destinos

Piscinas do Gualaxo

Hoje a contribuição é sobre as lindas piscinas naturais que se formam nos afluentes do Rio Gualaxo no distrito de Lavras Novas em Ouro Preto. A cidade sede da inconfidência mineira onde contem o grande centro histórico do período colonial é também atualmente conhecida por seus vilarejos badalados dos finais de semana e pontos turísticos famosos dentro da categoria ecoturismo.

A região central do Estado de Minas Gerais onde está localizada a cidade de Ouro Preto possui uma característica bem especifica quanto a sua formação de topográfica. É um relevo desenhado por montanhas e vales, onde, nos entornos dessas vales e nas partes mais baixas que correspondem ao local onde há sempre uma vegetação mais densa. Uma vegetação que se diferencia do serrado.

A incidência dessa mata mais verde ou comumente chamada de mata atlântica é forte indicativo da existência de percursos de água e, justamente, em dois desses veios de mata que se encontra as Piscinas Naturais do Gualaxo.

AQUI DO ALTO OBSERVAMOS NOSSOS ESPECTADORES ANSIOSOS

PISCINA NATURAL DA CAVERNA I

 

Que grande encanto essa piscina. De tão perfeita até parece um quadro pintado a tinta e óleo. Mas, é bom se ater a realidade. O encanto é a tonalidade da água. Ainda que, o dia esteja com o céu encoberto ou nublado a cor continua verdejante. A piscina não é funda tendo no máximo 1,85m. O fundo é composto por grandes pedras na partes mais extremas ou nas bordas e na parte mais central tem muita areia. Aparentemente, a piscina foi sendo construída colocando pedras para aumentar o volume de água o que a deixou ainda mais bonita. Dias de verão o lugar é perfeitamente indicado. Isolado e longe de perturbações, tudo o que alguém que ama contato com a natureza busca.

A piscina é um local de natureza intocada. É quase imperceptível marcas de presença humana, exceto, a conotação citada acima mencionando sobre o alteamento da piscina e na lateral há apenas uma pequena trilha. Ainda que tenha sido feita essa pequena modificação na composição do lugar, essa alteração não é algo que intereferiu na beleza do lugar.

PISCINA NATURAL DA CAVERNA II

 

Essa é a piscina de numero dois. Na trilha que fica ao lado direito da Cachoeira do Castelinho e após atravessar a ponte improvisada do Rio Gualaxo, a trilha dessa piscina estára do lado direito. Você deve estar se perguntando: porque o tema do post é um e agora está falando de Piscina da Caverna? As piscinas I e II já estavam representadas já havia um prévio conhecimento da existência delas. Esse nome “Caverna” é referente a  existência da Cachoeira da Caverna que fica mais abaixo nas correntezas que pertencem ao Gualaxo e que ainda mais abaixo no percurso do rio está a Cachoeira do Castelinho.

A piscina da Caverna II tem a tonalidade da água um pouco mais escura que a Caverna I e essa diferença está relacionada a ela ser um pouco mais profunda talvez no máximo 2,5 metros de profundidade. É indicado visitar sempre próximo ao horário do meio dia, horário esse em que o sol está a pino e iluminado toda a piscina.

Confira algumas fotos da Piscina da Caverna II. Então, bora marcar o rolê e conhecer esse lindo lugar.

PISCINA NATURAL DO GUALAXO

 

De cor verde esmeralda, água totalmente transparente, fundo de areia e correnteza leve a piscina é um local totalmente longe dos grandes agitos. Aqui você fica em conexão com a natureza sem distrações. O barulho da água corrente é um aditivo para permanecer no local por um grande período de tempo.

A piscina não é tão profunda e nem tão rasa. Ainda assim é possível avistar todo o seu fundo. Ainda que pise na areia e movimento o fundo da piscina, o areião grosso do fundo impossibilita que a água fique incolor. Para os dias de sol do verão esse é um excelente local para visitar principalmente pela questão do isolamento e paz que só tem nesse lugar.

Acima estão disponíveis algumas imagens da Piscina Natural do Gualaxo. Como este é um afluente do Rio Gualaxo ainda em seu percurso há outros atrativos como por exemplo a Piscina Natural Pedra de Mesa.

 

PISCINA NATURAL PEDRA DE MESA

 

Seguindo o afluente do Gualaxo, a Piscina Pedra de mesa está na terceira posição subindo o córrego que fica do lado esquerdo do rio após a travessia da pequena ponte improvisada. No Maps, há pins de localização com o nome de “Piscina da Caverna I” mas não se preocupe, mais abaixo nesse post deixarei disponível todas as informações de como chegar.

Como de praxe não tenho por hábito rankear posições ou ficar classificando qual cachoeira é melhor ou qual piscina é mais simples ou qual destino não merece tanto destaque, posso assegurar que essa piscina é simplesmente incrível, principalmente, por questões da sua estrutura, localização e todo o cenário de natureza nos entornos além de ser um local 100% intocado.

Reforço que o local é de difícil acesso e não há trilhas para chegar até o local. O trajeto é todo feito pelo leito do córrego. Mas vale todo o esforço.

Dicas

Transporte - A melhor forma de chegar até esse destino é com veiculo próprio. Caso você encontre algum passeio que seja guiado que consiga o levar até o destino é interessante, porém, não é algo tão necessário.

Hospedagem - A região é conhecida por ter lindas pousadas e campings. O seu destino será ao vilarejo com o nome de ``Chapada``. Na própria vila sede do seu destino há hospedagens e se você gosta de acampar, próximo a cachoeira do Castelinho também tem um camping. Este camping fica bem próximo do seu destino. Vale a pena conferir e quem sabe sua viagem fica ainda mais econômica. Se você preferir tem também o vilarejo de Lavras Novas que possui mais estrutura e as noites dos finais de semana são mais badalados. O vilarejo da Chapada já é mais tranquilo.

Alimentação - Indico que você leve lanche e água para o dia todo. O local tem bastante atrativos e com certeza você vai ficar o dia todo por lá.

Observação importante –  Paga para entrar? Não.

Por se tratar de um local que em determinado ponto faz parte de uma propriedade particular é sempre bom ficar atento a algumas regras básicas, entre elas, o bom senso de não adentrar em locais privados e ficar fazendo ruaça e baderna levando caixas de som, coolers ou até mesmo barracas de camping para aqueles mais ousados que decidem acampar sem autorização. Após a travessia na ponte do rio gualaxo e logo mais a frente próximo a primeira piscina natural há uma placa que indica sobre essa situação de propriedade particular.

Não há espaço sufuciente para deixar carros estacionados antes de chegar até no camping. E, há placas informando que não é permitido estacionar fora das áreas permitidas. O camping cobra R$ 10,00 para deixar o seu veículo estacionado. Todas as vezes que visitei o local que foi durante a semana o camping estava fechado, sendo assim, tendo que estacionar mais longe ou até mesmo indo a pé iniciando a caminhada ao lado da capela no vilarejo da chapada.

Representação de como chegar nas piscinas

A representação é com base em uma rota feita partindo do vilarejo Chapada

Sim, há outras formas de chegar ao local e uma delas é fazendo um trekking chegando na parte norte das piscinas. Porém, como não conheço essas trilhas, infelizmente não consigo deixar detalhes sobre elas. Nesse caso indico procurar pessoas da região que façam esse tipo de trabalho.

1. Linha Amarela – Inicia no lado Direito da Capela Santana e segue até o estacionamento Luau das Montanhas. A distância aproximada é de 650 metros. O trajeto pode ser feito a pé ou de carro. Já ao lado da capela há uma descida ingrime feita com tampas de cimento para usar em bueiros. Em dias de chuva talvez carros comuns não consigam subir a ladeira por ser um aclive bem acentudado.

2. Linha Azul – Começa no camping e segue até a Cachoeira do Castelinho. Em um determinado ponto a trilha que é bem ingrime e o seu percurso é feito somente a pé. A sua distância é de mais ou menos, 550 metros.

3. Linha Roxa – Corresponde ao trajeto feito da Cachoeira do Castelinho até a Piscina da Caverna I. A trilha que é feita também somente a pé não tem nenhuma sinalização e a mata é bem fechada. Na dúvida, não siga essa trilha. Mais a frente tem a ponte improvisada que atravessa o Rio Gualaxo. Para quem tem medo de altura ou vertigens, a ponte é um grande desafio. Tem a opção do lado esquerdo da trilha antes da ponte, descer o leito do rio e atravessar, é mais seguro, porém, um pouco mais trabalhoso. Porém levará você também ao destino final. Essa trilha tem 1135 metros, é a mais extensa do percurso.

A representação detalhada no mapa finaliza na linha roxa devido algumas questões o que inclui a necessidade de ter alguém com conhecimento prévio do lugar e questões de segurança. O local é vegetação 100% nativa e o habitat oferece riscos.

 Rota Disponível –

  • Disponibilizamos a rota deste destino com mais detalhes via arquivo PDF.
  • A rota está demarcada 100%. há informações disponíveis ate onde é possível chegar de veiculo comum, veículo 4×4 e onde é possível fazer o trajeto apenas a pé ou de bicicleta.

Se você já tem por hábito realizar algum tipo de trilha e gosta de fazer o seu próprio roteiro sem pressa e do seu jeito e tem interesse em obter a rota, entre em contato por mensagem abaixo no comentários ou envie-nos um email: rotamarcadamg@gmail.com

Informações Gerais

Cidade: Vila Chapada, Ouro Preto -MG

Estradas e Rodovias: Estrada para Chapada, Caminho de Chapada, BR-356 e MG-129

Tipo de estrada: Asfalto e Chão

Cidades próximas: Ouro Branco, Congonhas e Conselheiro Lafaiete

Distância, tempo e pedágios: Belo Horizonte – Lavras Novas 114 kms via MG-050 aproximadamente 1h 59 min de viagem de carro via BR-356. Há pedágios no caminho.

Aeroportos próximos: Confins (CNF)

Coordenadas: ⁦20°28’16″S⁩ ⁦43°33’53″W⁩

 

📝 Informações Importantes:

Data da Visita: Março de 2023

Como Chegar: Utilize o Waze ou Google Maps. 

⚠️ ALERTA ⚠️

🔸 Fique atento ao período de chuvas. Cuidado com trombas d’água;

🔸 Viagens e passeios planejados são mais seguros

⚠️ Não jogue lixo no chão ⚠️

♻️ Adote a prática de coletar um pouco de lixo. ♻️ Não lhe causará mal algum. 😉

O que você faz com o seu lixo diz muito sobre você. 🙏🏼 Antes do eu, o todo! 🙏🏼

Postar comentário

Compartilhando bons momentos e as melhores dicas dos lugares que você deseja conhecer.

Siga-nos