Image Alt

Blog

Cachoeira da Társis

A Cachoeira da Társis, no distrito de Acuruí em Itabirito, é uma opção tranquila para quem busca um contato mais próximo com a natureza sem longas caminhadas. Localizada dentro do Parque Acuruí, a cachoeira conta com uma trilha curta e de fácil acesso, ideal para quem quer um passeio leve e relaxante. Embora não seja tão conhecida, a simplicidade do local e o ambiente acolhedor proporcionam uma experiência agradável para os visitantes.

O homem é aquilo que ele faz de si mesmo. – Jean-Paul Sartre

Com uma queda d’água serena e uma pequena piscina natural, a Cachoeira da Társis é perfeita para quem prefere um refúgio mais reservado. A água cristalina convida para um mergulho refrescante, enquanto a vegetação ao redor cria uma atmosfera de paz. É o destino ideal para quem quer descansar, fazer um piquenique e aproveitar o som relaxante da natureza.

Dicas

Sol a Pino - Maior incidência de luz solar entre 11h e 14h.

Transporte - Sem linhas de ônibus ou qualquer tipo de transporte coletivo. Recomendado ir de veículo próprio ou até mesmo veículo alugado para quem é turista de regiões mais distantes.

Camping - Não há área de camping oficial no local.

Sanitários - Não há sanitários disponíveis no local.

Estacionamento - Vagas informais e limitadas próximas ao inicio da trilha.

Clima - Clima agradável, com chuvas mais comuns entre novembro e março.

Hospedagem - Pousadas e casas de temporada em Acuruí e Itabirito

Alimentação -Leve lanches e água, pois não há opções de alimentação próximas.

Horário - Aberto para visitação das 08h às 19h. Ou aberto sem controle de horário para quem chegar por outros acessos.

Sinal de Celular - Na trilha de acesso tem um pouco de sinal. Sem cobertura de sinal na área da cachoeira.

Conheça Melhor a Região
Dica Extra

Uma dica extra para quem visita a Cachoeira da Társis é explorar outras cachoeiras próximas na região de Acuruí, como a Cachoeira do Cascalho e a Cachoeira Três Quedas. Todas são acessíveis por trilhas curtas e oferecem uma experiência única de contato com a natureza, permitindo que você aproveite ainda mais o dia com diferentes paisagens e piscinas naturais.

Acessibilidade

A trilha de acesso à cachoeira é fácil, com trechos irregulares que podem dificultar o acesso para pessoas com mobilidade reduzida.

Visitação com Crianças e Idosos: A piscina natural é profunda, mas há boias salva-vidas disponíveis; ideal manter supervisão constante com crianças e cautela ao guiar idosos no local.

Atenção – Observações Importantes

Para quem for pela rota alternativa não é cobrada taxa de entrada. Agora para quem for pelo acesso que entra no trevo de acesso as cachoeiras Carrancas e Cascalho o valor é de R$ 30,00 por pessoa (10/2024).

Pode ou não?
O que Pode:
  • Leve Equipamentos Básicos: Protetor solar, repelente, chapéu e água são essenciais para garantir conforto durante o passeio.
  • Use Calçados Adequados: A trilha é curta, mas possui áreas irregulares, então calçados com boa aderência são recomendados.
  • Respeite o Ambiente: Recolha seu lixo, evite música alta e preserve a vegetação ao redor.
  • Supervisione Crianças: A piscina natural pode ser profunda em alguns pontos, então fique atento principalmente com os pequenos.
Não recomendado:
  • Não Pule de Alturas: Evite saltos em áreas desconhecidas, pois a profundidade pode variar e apresentar riscos.
  • Evite Fogueiras e Churrasqueiras: O local é uma área de preservação, então fogueiras ou churrasqueiras improvisadas podem prejudicar o ambiente.
  • Não Dependam de Sinal de Celular: O local tem pouca ou nenhuma cobertura, então planeje o trajeto com antecedência e compartilhe-o com alguém.

.

Como chegar

Para chegar a Cachoeira da Társis, use a Cachoeira Três Galeias como referência.

No mapa abaixo onde é possível movimentar e dar zoom, compartilhamos a rota partindo do trevo próximo ao Rio das Velhas, ponto “A” até o Ponto “B” no Portal das Cachoeiras.

Detalhando o trajeto: (para quem adquiriu o arquivo PDF e acesso a rota alternativa)

  • 1 – As imagens 1 e 2 representam o trajeto do trevo antes de entrar para Glaura “A”, até a área do estacionamento “B”;
  • 2 – Imagem 3 (linha amarela) é a rota principal.
  • 3 – Imagem 4 é o meio mais fácil de chegar até a Cachoeira Da Társis.
Como chegar na Cachoeira da Társis
Rota Disponível

Você sabia que esta é uma rota alternativa para chegar a Cachoeira da Társis?

Quer chegar pela rota alternativa à Cachoeira da Társis? O blog Rota Marcada disponibiliza a rota completa para o local. Ao selecionar a opção “Adquirir Rota”, você será direcionado ao documento, onde será necessário inserir a senha de acesso. A rota completa é um serviço pago. Entre em contato pelo nosso Instagram eu pelo botão do Whatsapp para efetuar o pagamento e receber a senha.

Outras informações sobre o local

Se você já tem experiência em trilhas e gosta de planejar seu próprio percurso, ou se está começando agora e quer explorar novas aventuras no seu ritmo, mas ainda tem algumas dúvidas sobre o destino, entre em contato ou deixe sua mensagem nos comentários abaixo, e ficarei feliz em ajudar!

informações gerais

Cidade: Acuruí, Itabirito – MG

Estradas e Rodovias:  356

Tipo de estrada: Asfalto e estrada de Chão

Cidades próximas: Ouro Preto, Belo Horizonte e Rio Acima

Aeroportos próximos:  Confins (CNF)

 

Informações Importantes:

Data da Visita:  Março de 2023

Como Chegar: Utilize o Waze, Google Maps ou por meio da rota que disponibilizamos.

Atenção: Antes de iniciar a trilha para a Cachoeira da Társis, verifique as condições climáticas. Mudanças repentinas no tempo, como chuvas fortes, podem tornar o percurso ainda mais desafiador e perigoso. Planeje sua visita em dias de clima estável para garantir uma experiência segura e agradável! Fique atento ao período de chuvas. Cuidado com trombas d’água;

⚠️ Não jogue lixo no chão ⚠️

♻️ Adote a prática de coletar um pouco de lixo. ♻️ Não lhe causará mal algum. 😉

O que você faz com o seu lixo diz muito sobre você. 🙏🏼 Antes do eu, o todo! 🙏🏼

Postar comentário

Compartilhando bons momentos e as melhores dicas dos lugares que você deseja conhecer.

Siga-nos