Cachoeira Chicadona
Do pé do vale ao outro lado das montanhas é possível avistar a sua exuberância.
A Cachoeira Chicadona em Itabirito é um destino imperdível para os amantes da natureza e da aventura. Suas águas cristalinas e a atmosfera serena proporcionam uma experiência única de contato com a beleza intocada da Serra do Gandarela. Venha conhecer esse paraíso natural e deixe-se encantar pela magia da Cachoeira Chicadona!
Prepare-se para vivenciar momentos inesquecíveis e renovar suas energias nesse refúgio encantador. A natureza espera por você em Itabirito, na deslumbrante Cachoeira Chicadona.
- Dica 1: a nossa visita foi no mês de maio. Nessa época é Outono e o clima em Minas Gerais ainda é ameno. As águas das cachoeiras já estão começando a ficar mais geladas. Inclusive, a água das duas cachoeiras Chica e Dona estavam bem geladas em um dia de sol sem nuvens. Nessa época o sol bate nos poços das cachoeiras na parte da tarde por volta das 13:30h até 16h. A cachoeira Dona que é a parte de baixo e que tem a maior queda (70 metros) tem bastante vento e neblina. Então se você não é muito chegado ou não tem muita afinidade com o frio recomendamos agendar a sua visita para a época de verão.
- Dica 2: feriados, finais de semana ou em datas comemorativas diversas o local fica extremamente super lotado justamente pelo fato da Cachoeira da Chica ser de fácil acesso.
- Dica 3: a piscina natural da Cachoeira da Chica é ideal para crianças por não ter muita profundidade e por ter uma longa faixa de areia e pedriscos. Porém, fique alerta pois em alguns pontos mais próximos a queda da água é mais profundo. A cachoeira da Chica que é na parte debaixo da ponte a piscina natural é mais profunda e oferece riscos.
Cachoeira Dona
Cachoeira Dona
Como Chegar
Os principais pontos de referência para encontrar a Cachoiera Chicadona é o Acuruí e a mineradora Ferro Puro. Porém indicamos pesquisar o local previamente.
A prefeitura de Itabirito oferece essas informações de referência para chegar no local: Saindo da Praça Dr. Guilherme, seguir pela Rua Raul Soares, atravessar a Avenida José Farid Rahme e virar à direita na Rua João Pinheiro. No semáforo virar à direita na Avenida dos Inconfidentes e a direita na BR 356, seguindo até o km 66 no trevo para Capanema, onde há uma placa indicativa “Vale do Tropeiro”. Entrar à esquerda e seguir por mais 12 km de asfalto. Subir à esquerda, sentido Acuruí e continuar por mais 3 km. Entrar à direita seguindo a placa indicativa: “Chicadona”. A partir daí, continuar por cerca de 14 km pela estrada de terra principal. A cachoeira fica ao lado da estrada.
Endereço: Serra da Jaguará, s/nº, Distrito de Acuruí.
Os aplicativos de navegação levam sem nenhum erro até o local. Recomendamos utilizar essa opção. Mais prática.
Observações importantes –
- A portaria funciona de 09h às 17h. Nem sempre tem alguém para atendê-lo no local e o portão fica fechado com cadeado e correntes.
- Não deixam estacionar fora das dependências do estacionamento da cachoeira da chica.
- O local oferece risco de acidentes e não há nenhum tipo de suporte médicos nas proximidades.
- Por se tratar de um ambiente de topo de serra e montanha o local oferece grandes riscos principalmente na área da extremidade da cachoeira da dona onde é realizada a prática de rapel.
- A trilha da parte baixa da cachoeira é de nível fácil e a trilha é bem curta. Se você não tem habilidades ou experiências evite correr riscos. A trilha é bem inclinada e em alguns pontos tem que descer escalando sobre pedras.
- não há estrutura de acessibilidade para PMR (pessoas com mobilidade reduzida) na cachoeira da parte de baixo.
O que pode?
Churrasco? Sim, na Cachoeira Chicadona é permitido fazer churrasco apenas com a ressalva de não utilizar uma churrasqueira grande.
Bebidas? Sim. Apenas não é permitido adentrar com garrafas de vidro.
Caixas de som? Não.
Camping? Sim. Apenas durante o dia. Muitos questionam se pode acessar o local após um determinado horário e etc. Não. O horário do local é das 9h ás 17h. Camping somente dentro desse horário.
Animais de estimação? Não há nenhuma regra que trate do assunto. Porém se você for levar o seu pet utilize o bom senso: utilize guia e/ou focinheira caso o animal for menos sociável.
Dicas
Transporte - Qualquer veículo chega facilmente até o estacionamento da Cachoeira da Chica que é o único ponto onde é permitido estacionar.
Hospedagem - Nas cidades próximas como Rio Acima, Itabirito e Ouro Preto existem muitas opções de hospedagem ou camping. Planeje a sua estadia com antecedência. Na região apesar da haver muitas pousadas será bem difícil conseguir vagas sem entrar em contato ou sem ter feito reserva.
Alimentação - Não temos ao certo se de fato tem almoço na Cahoeira da Chica. Nos mecanismos de buscas como o Maps informa que é servido almoço. Indicamos você planejar esse passeio e levar comida, água, protetor solar e etc.
Sanitários - Não avistamos nenhum sanitário nas dependências da cachoeira da Chica. Se você for fazer a trilha da parte baixa da cachoeira não deixe de levar o seu material de higiene pessoal e não o descarte nas trilhas (por favor).
Representação de como chegar na Cachoeira Chicadona
A representação é partindo da alça de acesso próximo a Lagoa dos Ingleses na BR-040.
No mapa disponibilizado é possível movimentar e dar zoom. Dessa forma você pode conferir detalhadamente como chegar no local.
Outras Informações sobre o local –
Se você já tem por hábito realizar algum tipo de trilha e gosta de fazer o seu próprio roteiro sem pressa e do seu jeito e tem interesse em conhecer mas ainda tem outras dúvidas, entre em contato por mensagem abaixo no comentários.
Informações Gerais
Cidade: Itabirito -MG
Estradas e Rodovias: MG-356 e ITA-320
Tipo de estrada: Asfalto. Estrada de chão após a portaria da miradora Ferro Puro no trevo Acurui/Chicadona
Cidades próximas: Ouro Preto, Rio Acima e Belo Horizonte
Aeroportos próximos: Confins (CNF)
Informações Importantes:
Data da Visita: Maio de 2024
Como Chegar: Utilize o Waze ou Google Maps.
ALERTA
Fique atento ao período de chuvas. Cuidado com trombas d’água;
Viagens e passeios planejados são mais seguros
Não jogue lixo no chão
Adote a prática de coletar um pouco de lixo.
Não lhe causará mal algum.
O que você faz com o seu lixo diz muito sobre você. Antes do eu, o todo!